Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

10 Lições com o técnico José Mourinho de como ser Blogueiro

Do Site EscolaDinheiro

Para todos aqueles que não sabem, sou um fã incondicional do trabalho de José Mourinho. Não sou uma pessoa de ídolos, mas admiro bastante o trabalho e percurso do José Mourinho, desde os tempos em que o próprio treinava o clube da minha cidade. Acompanho desde sempre o trabalho realizado por Mourinho, e procuro acima de tudo estar informado acerca das razões que o levam a ser tão bem sucedido num mercado tão competitivo como o Futebol. Já li 3 livros e alguns estudos acerca dos métodos de trabalho de Mourinho, e recentemente adquiri um novo livro relacionado com o Método Mourinho, um case study acerca da Descoberta Guiada, um conceito criado por José Mourinho e que pode ser aplicado tanto ao Futebol como às empresas, blogs, empreendedores, etc.
Ao longo dos últimos 6 anos fui procurando nas estratégias e formas de trabalhar de Mourinho, alguns traços que me permitissem almejar o sucesso naquilo que faço, tanto dentro como fora da internet. Recentemente e dadas as conquistas de José Mourinho, resolvi então sintetizar algumas das coisas que aprendi analisando a forma como este trabalha, e que podem ser seguramente aplicadas a todos os blogueiros, profissionais, freelancers e demais.




1. O IMPORTANTE É COMEÇAR

Embora José Mourinho tenha estudado com grandes líderes como Louis Van Gaal ou Sir Bobby Robson, durante alguns anos da sua carreira de treinador-adjunto, Mourinho sabia que um dia teria de começar por algum lado. Saiu de Barcelona para começar a sua jornada enquanto treinador profissional de Futebol no Sport Lisboa e Benfica, clube que deixaria pouco mais de 2 meses depois para treinar então a União Desportiva de Leiria, um clube de baixo orçamento, com um plantel extremamente mais fraco do que os ditos “grandes”.
No entanto, tal como este ponto indica, para Mourinho o importante era começar. Era importante começar em algum lado, mostrar trabalho e só depois então procurar sonhos, objectivos e rumar à glória. Para quem como nós trabalha com blogs, é importante ter consciência de que é igualmente importante começar, procurar, experimentar e ao fim de algum tempo, decidir qual o rumo ideal para os seus projectos e para a sua carreira profissional. Muitos blogueiros sentem dificuldades em começar a criar projectos, pois o seu principal objectivo passa por ganhar dinheiro e não propriamente por criar um projecto de qualidade primeiro.

2. A PERSISTÊNCIA FAZ A DIFERENÇA

Um dos traços que mais admiro em José Mourinho, enquanto profissional, é a sua capacidade de ser persistente. Mourinho não desiste dos seus objectivos em momento algum da sua jornada, e se por ventura não os conseguir atingir no primeiro ano, tentará novamente no segundo. Esta persistência enquanto profissional garante-lhe uma motivação extra para a conquista desses mesmos objectivos. O mesmo se aplica aos seus métodos de trabalho, que desde o tempo da União Desportiva de Leiria visavam a persistência e a luta face a um objectivo: rumar a um clube grande.
Para os blogueiros, a persistência é uma arma extremamente importante, especialmente quando os resultam tendem a demorar a aparecer. Para quem acompanha regularmente as estatísticas e crescimento dos seus projectos, é importante ter em conta que com persistência esses resultados irão acabar por acontecer. Essa foi seguramente uma das grandes razões para que a Escola Dinheiro tenha chegado ao nível que chegou, por exemplo.




3. TRABALHE MAIS E MELHOR QUE A CONCORRÊNCIA

Outro dos aspectos que distingue claramente José Mourinho da demais concorrência, é a sua capacidade de trabalho. De acordo com inúmeros depoimentos que tenho lido de atletas que já tiveram o prazer de trabalhar com Mourinho, é unânime que o técnico português é claramente um trabalhador nato. Alguns referem inclusive que Mourinho se pudesse, trabalharia 24 horas por dia. Além de trabalhar provavelmente mais que a sua concorrência, Mourinho também trabalha com maior qualidade. Isso são características que rapidamente o fazem distanciar de um comum técnico de futebol e também dos chamados treinadores de topo.
Como costumo dizer que nunca vi nenhum profissional a ficar rico sem trabalhar no duro. A verdade é que normalmente o trabalhar mais significa maior fluxo de informação, mais ideias, mais capacidade de empreender, e no que toca aos blogs, essa capacidade de trabalho normalmente resulta em mais tráfego, mais comentários, mais subscritores e por aí adiante.



4. A SUA IMAGEM É A SUA CREDIBILIDADE

José Mourinho é também ele admirado e odiado pela sua imagem e postura. Embora compreenda os porquês de Mourinho ser uma pessoa perante as conferências de imprensa e outra pessoa quando está no seu grupo de trabalho, a verdade é que imagem de Mourinho é aquilo que o distingue também da demais concorrência. O facto de dar sempre a cara nos momentos mais importantes é também um sinónimo de credibilidade perante os seus fãs, associados e colegas de trabalho.
No que toca aos blogs, a imagem é também sinónimo de grande credibilidade. Um autor que exponha a sua imagem, o seu nome e dê a cara para marketizar a sua pessoa e o seu trabalho, normalmente está em vantagem perante toda a sua concorrência. Essa imagem confere maior credibilidade junto da sua audiência e ajuda-o a estabelecer-se como um profissional de confiança.

5. CONHEÇA BEM A SUA CONCORRÊNCIA

Mourinho é seguramente o melhor treinador de futebol de mundo, e uma das razões para tal sucesso prende-se com a análise e conhecimento que tem dos seus adversários. Seja que clube for, que treinador for, que competição for, José Mourinho normalmente sabe tudo sobre o seu adversário: os posicionamentos, as estratégias, o estilo de jogo, os jogadores chave, a mentalidade, etc. Este estudo sobre a sua concorrência (juntamente com os seus adjuntos), da-lhe a possibilidade de em determinados momentos sobrevalorizar-se perante eles e aproveitar as deficiências que existam a seu favor.
Enquanto blogueiro, você deverá não só aprender com os seus maiores concorrentes, como também perceber quais as estratégias que estes utilizam, quais os resultados que obtêm, e de que forma você poderá sobrevalorizar-se a eles em determinados momentos da sua jornada na blogosfera. Aproveite os pontos fracos deles para criar pontos fortes a favor do seu blog. Preencha as lacunas existentes e tente sempre ser o primeiro a introduzir as novidades.







6. TRABALHE EM EQUIPA

Uma das coisas que tenho vindo a aprender durante a minha vida profissional é que ninguém consegue fazer tudo sozinho. Delegar determinadas tarefas é importante para conseguir atingir objectivos. José Mourinho é exímio a trabalhar em equipa. Na verdade, a sua grande diferença está na forma como ensina os seus jogadores a trabalharem enquanto colectivo e nunca enquanto seres individuais. Aliado também a uma equipa de adjuntos de grande qualidade, Mourinho realiza um trabalho de primeira classe em praticamente todas as frentes da sua actividade enquanto treinador de futebol.
Para os autores de blogs, é importante também ter noção de que é impossível conseguir realizar tudo sozinho: escrever regularmente, programar, desenhar, marketizar, socializar, etc. É necessário existir pelo menos um parceiro com quem se possam dividir determinadas tarefas, de forma a conseguir realizar todas elas com a maior qualidade possível. Essa foi uma das grandes razões pelas quais a Regina Santana se junto a nós este ano, por exemplo.



7. A MOTIVAÇÃO AJUDA-O A ATINGIR OBJECTIVOS

A maior arma de José Mourinho enquanto treinador e profissional de futebol é seguramente a motivação. Não só a motivação que sente para atingir determinados objectivos e metas, mas também a motivação que exerce junto daqueles que com ele trabalham para atingir esses mesmos objectivos. Só sendo motivado e acreditando que é possível chegar a determinados objectivos é que se consegue realmente atingi-los. E nisso, José Mourinho é impressionante. A sua motivação é ganhar, e seja em que partida de futebol for, em que campeonato for, em que equipa for, a sua motivação de ganhar está sempre presente e reflecte-se nos resultados.
Na blogosfera acontece precisamente a mesma coisa. A motivação de um autor ou empreendedor é importante no processo de alcançar metas e objectivos. Só acreditando que é possível criar um projecto de qualidade, rentável e bem sucedido, é que realmente se está em condições de o alcançar. A falta de motivação cria espaço para falhas com consequências relativamente graves, pelo que você deverá concentra-se sempre em estabelecer objectivos fortes, tangíveis e que possa alcançar com o esforço e dedicação ao seu trabalho.

8. COMPROMETA-SE

Já falámos aqui no blog, por diversas vezes, sobre a importância de você se comprometer com os seus leitores. José Mourinho faz isso recorrentemente em todas as equipas por onde passa. Quando chegou ao Futebol Clube do Porto a primeira coisa que disse foi: “para o ano vamos ser campeões!”. Já esta semana, em entrevista, referiu que consegue levar o Real Madrid a ganhar a liga dos campeões. Este comprometimento constante com os seus atletas, consigo próprio e com os aficionados dos clubes, cria uma maior pressão sobre ele próprio, mas é também uma forma de o estimular e motivar a atingir esse objectivo.
Na blogosfera e nos projectos individuais/colectivos o comprometimento é também ele muito importante. Se você tem uma determinada ideia para realizar no seu blog, comprometa-se de imediato com os seus leitores e crie pressão sobre si próprio. Isso irá ajuda-lo a ser mais produtivo e a motivar-se para esse objectivo. Foi isso que realizámos por exemplo com o nosso Ebook. Compromete-mo-nos a lança-lo num determinado dia, e isso criou pressão favorável ao seu desenvolvimento e conclusão.

9. O DINHEIRO NÃO É TUDO

Tal como o presidente do Inter de Milão referiu e bem, José Mourinho não pensa primeiro em dinheiro e só depois em desafios. Com uma proposta do Inter de Milão provavelmente mais alta do que a do Real Madrid, Mourinho continua a optar por viver o desafio de treinar o Real Madrid. Isso significa que Mourinho dá maior importância ao desafio do que propriamente ao dinheiro. Até porque um bom desafio normalmente resulta em dinheiro mais tarde ou mais cedo.
Nos blogs essa deveria ser também uma máxima instaurada. Enquanto autor, você deverá preocupar-se primeiro com o desafio de ser bem sucedido e reconhecido pelo seu trabalho, e só depois pensar numa monetização efectiva do seu trabalho. Foi com esse princípio que só este ano introduzimos os nossos serviços de consultoria e palestras. O nosso objectivo primário será sempre o de providenciar matérias de qualidade e só depois tentar monetizar essas matérias convenientemente.

10. O SUCESSO NÃO ACONTECE POR ACASO

José Mourinho não é bem sucedido enquanto treinador de futebol por acaso. Ele trabalha mais do que os outros, ele dedica-se, ele esforça-se, ele motiva tudo e todos, ele tem objectivos. É por reunir uma série de características empreendedoras e de trabalho que Mourinho é hoje o melhor treinador do mundo. O seu sucesso não depende apenas da sorte que por ventura tenha. Mourinho estuda mais do que os seus concorrentes e trabalha mais em prol de um único objectivo: ganhar jogos de futebol.
Se você, enquanto blogueiro, pretende-se ser bem sucedido e reconhecido pelos seus objectivos alcançados, é importante que analise bem os 9 pontos anteriores. Eles fazem parte da sua estratégia para o levar ao sucesso, seja com um blog ou com outro projecto qualquer. Se você não estudar, não se empenhar e não lutar pelo seu sonho, dificilmente conseguirá atingir o sucesso que tanto deseja!





Nenhum comentário:

Postar um comentário