Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como criar um blog de sucesso??

Quem está se propondo a indicar-nos o caminho do sucesso, é o problogger e empreendedor português Paulo Faustino, autor dos blogs Escola Dinheiro, Escola WordPress, Escola CriatividadeGaleria de Blogs.
O Paulo Faustino está lançando um ebook gratuito, intitulado De Desconhecido a Problogger. Ele vive exclusivamente da renda de seus blogs e, portanto, tem experiência e credibilidade para ensinar como se ter um blog de sucesso e rentável.
livroprobloggerposts O Livro “Como Criar um Blog: De Desconhecido a Problogger” é um Livro gratuito para toda a comunidade de blogueiros de língua portuguesa interessada em maximizar o potencial do seu blog. Além de explicar passo-a-passo Como Criar um Blog de Sucesso, este Livro tem como objetivo ajudá-lo em todas as fases de criação do seu blog, até à fase de produção de conteúdos de qualidade para o mesmo.
Eu aproveitei o contato com o Paulo e fiz algumas perguntas, que tenho certeza que são do interesse de todos os futuros probloggers e de quem leva seu blog a sério.

O que você considera um blog de sucesso?
Um blog de sucesso é um projeto que na minha opinião consegue mobilizar e ao mesmo tempo influenciar milhares de pessoas. Não sou muito de métricas, mas é verdade que um blog de sucesso é normalmente um projeto com uma audiência vasta, com milhares de paulofaustinoassinantes, e acima de tudo um projeto rentável e que possibilite a seu autor viver exclusivamente dele. Embora não seja um requisito obrigatório para se considerar um blog de sucesso, a monetização é também ela uma parte importante. Elevada interatividade entre os leitores e o autor (ou autores), são sinónimos de sucesso.
O que seria um conteúdo de qualidade?
Uma postagem de qualidade é para mim algo que ajude seus leitores a resolver um problema. Não basta escrever por escrever. É necessário ensinar algo, ajudar seus usuários a resolverem um problema, a melhorarem seus projetos ou simplesmente a atingirem seus objetivos. A fundamentação teórica é muito importante num blog, mas deve ser sempre acompanhada por exemplos práticos que ajudem o usuário a utilizar ferramentas, estratégias, dicas, etc., como forma de reproduzir o que o autor ensinou. Se você escrever e ensinar algo a seus leitores, as chances de eles voltarem a seu blog aumentam drasticamente. Essa é a razão porque os blogs de tutoriais são tão famosos e têm tanto sucesso. Eles resolvem problemas.
Você consegue viver da renda proveniente de seus blogs?
Desde 2009 que vivo exclusivamente de meus blogs, sendo que a minha principal fonte de receitas é a Escola Dinheiro, seguida da Escola Wordpress. São os dois maiores blogs que tenho e aos quais dedico mais de 60% do meu dia. Tenho também outros projetos em outras áreas, especialmente nichos de mercado, que conseguem também excelentes resultados ao nível da monetização e que complementam um pouco as minhas receitas na internet. No entanto, meu foco está quase sempre na produção de novos conteúdos para as escolas e no melhoramento de nossa rede de projetos que conta também, muito recentemente, com a Escola Psicologia e a Escola Criatividade.
Quando podemos considerar que o blog virou um negócio e não apenas um passatempo?
Quase sempre digo a meus leitores para olharem para seus blogs como negócios desde o primeiro dia. Abordando um blog de uma forma mais profissional e com objetivos e planejamento bem estruturados, as chances de sucesso são maiores. No entanto, quando começámos nosso blog, nunca imaginámos chegar onde chegámos de forma tão rápida. Em 2009 começámos a estruturar algumas mudanças, e em 2010 mudámos de nome, de layout e começámos a trabalhar de forma mais profissional e com vista ao futuro. Penso que essa transição é normalmente feita quando você começa a sentir que influencia, motiva e ajuda milhares de pessoas diariamente, que a pressão sobre seus conteúdos é maior, e que a exigência de seu blog passou para o próximo nível. Quando seu blog começa a tornar-se mais exigente e a render mais dinheiro, é natural que a sua abordagem se torne mais profissional e que seu planejamento comece a mudar gradualmente com vista a um futuro mais promissor e menos amador e/ou passatempo.
Como vocês puderam notar, o Paulo Faustino entende muito do assunto. Eu já comecei a ler o ebook e estou gostando da forma como ele aborda os tópicos. Sua linguagem é simples, didática e motivadora. O que você está esperando?livroprobloggerposts
Download.s

Nenhum comentário:

Postar um comentário