Como ganhar dinheiro na Internet

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Dicas para o AdSense

Lembrando mais uma vez que tudo que falo sobre monetização de blogs é fruto da minha experiência, vou dar 5 dicas  para aumentar os ganhos com anúncios Adsense. Algumas destas dicas são bem básicas, mas no entanto vejo muitos blogs de topo que cometem alguns erros onde poderiam estar ganhando MUITO mais. Não quer dizer que vá funcionar para todos, mas a regra básica para ganhar dinheiro com o Adsense também se aplica nestas dicas: trabalho!

1 – Retire anúncios! Existe uma idéia antiga, que vem desde o princípio do Google Adsense, de que os anúncios devem estar sempre ao alcance dos olhos do visitante, não importando a localização da página. Para conseguir isto, a maior parte das vezes são utilizados os 3 blocos de anúncios que o Adsense permite. O problema em seguir esta técnica é o fato de que o Adsense normalmente coloca os anúncios que PAGAM MAIS, e podem aparecer em qualquer um dos 3 blocos, mesmo naqueles que são menos clicados. Eu utilizo 1 só bloco, o que fez os ganhos aumentarem substancialmente, mesmo com uma diminuição no número de cliques. Os espaços que ficam disponíveis diminuindo o número anúncios Adsense pode ser explorado com outros tipos de publicidade.

2- Limpe o seu blog! Se o seu blog ainda tem a árvore de Natal do ano passado, 3 modelos de relógios digitais, inúmeros selos (ainda se usa dar selos para blogs?), widget para anunciar quando o seu gato mia no Twitter, e mais algumas coisas que foram ficando com o tempo e são completamente inúteis, livre-se de tudo isto! Um blog muito carregado não vai render nada em publicidade, o visitante ficará distraído. Faça um favor para você e para os seus leitores e limpe o blog. As conversões irão aumentar bastante e vai ficar muito mais agradável para quem visita regularmente.
3 – Faça reviews! Em todo e qualquer tipo de blog, não importa o nicho, é possível fazer reviews de produtos ou serviços. O visitante que chega do Google tem uma propensão muito grande em clicar nos anúncios quando o texto é uma descrição pormenorizada de algum produto ou serviço e a taxa de conversão tende sempre a ser bastante superior. É importante fazer um texto com pelo menos 500 palavras, utilizar imagens e  SEMPRE ORIGINAL, não importa se esteja falando sobre livros ou sobre a capa indestrutível do Iphone que comprou a semana passada. Desta maneira, vai indexar melhor nos motores de busca e acrescentar algo ao seu leitor fiel.
4 – Publique receitas de brigadeiro! Esta dica é virada para quem possui sites de nicho. Para exemplo, vamos utilizar o DicasBlogger, que tem como foco o que o próprio nome diz: dar dicas para blogs. No entanto, nada impede que a Juliana publique a melhor receita de brigadeiro que já provei (estagiário puxa saco mode on). Neste caso, se ela publicar mais uma ou duas variações da receita, provavelmente irá receber MUITAS visitas de pessoas interessadas na arte de fazer brigadeiros. Com isto, vai aproveitar a autoridade que o Google já lhe concedeu e atrair visitantes de outros nichos interessados num determinado assunto. Quanto mais tráfego, mais cliques, além de dar algo diferente para os leitores e fidelizar outros que eventualmente se identifiquem com o assunto principal do blogue.
receita de brigadeiro
Receita de brigadeiro - Flickr 
5 – Fuja de hypes! Hype, para quem não sabe, significa os assuntos mais falados do momento. A única vantagem de um hype é massagear o ego do blogueiro que vê o contador de visitas se mexer mais rapidamente. Se algum post do blogue indexar bem para um determinado assunto que esteja sendo muito procurado num determinado momento, provavelmente os ganhos no Adsense vão baixar. A explicação é bastante simples: vai haver uma maior impressão de anúncios e os cliques muitas vezes não acompanham na mesma proporção (CTR), fazendo com que o valor pago pelo Google Adsense diminua (eCPM). Outro fator é que, muitas vezes, principalmente quando se trata de assuntos como acidentes ou catástrofes, o Adsense nem chega a disponibilizar anúncios, aparecendo os célebres “Quando nasceram os dinossauros” e outros institucionais. Se você quer criar uma fonte de rendimento fixa e estável, ocrescimento tem que ser gradual, ganhar muito dinheiro fácil e rápido, não existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário