Como ganhar dinheiro na Internet

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como atingir os 10 mil subscritores em menos de 36 meses

É com grande contentamento que escrevemos o primeiro artigo do ano para lhe dizer que atingimos os 10,000 subscritores. Este era para nós um dos objectivos que mais desejo tínhamos de atingir, e felizmente ainda o conseguimos realizar antes do ano terminar. Com 10 mil subscritores, consideramos que este blog chegou finalmente a um patamar superior, onde aquilo que aqui fazemos, influencia milhares de pessoas diariamente. No entanto, aquilo que aqui conseguimos realizar, em menos de 36 meses, está longe de ser uma ciência, muito menos algo que você próprio não consiga replicar em seus projectos. Basicamente, os processos que utilizámos para conseguir atingir tamanha façanha, são os mesmos que foram usados por outros blogueiros há 2 ou 3 anos, e serão certamente os mesmos a usar nos próximos 2 ou 3 anos. Não há ciência!
Obviamente que esta meta só era possível de atingir com a sua ajuda e dedicação de sempre, e portanto, nada melhor do que lhe explicar como atingir os 10 mil subscritores em menos de 36 meses para que brevemente possamos estar nós a ler as suas histórias e recomendações!

A IMPORTÂNCIA DO QUE NÃO DEVE FAZER

Já falámos diversas vezes sobre como conseguir mais subscritores para o seu blog, e em praticamente todos esses artigos, falámos dos pontos que são importantes de fazer. No entanto, existem também os pontos que não queremos fazer, e isso deve fazer sempre parte da sua estratégia enquanto blogueiro. Se é importante ter um blog focado num bom nicho de mercado, um template atrativo, uma escrita persuasiva e de qualidade, e uma abordagem sempre com o leitor em primeiro lugar, existem certamente também uma série de outras coisas que não fazemos, e que para nós são importantes. Vejamos:

  • Escrever notícias sobre o nosso nicho de mercado
  • Publicar artigos sem rever a ortografia dos mesmos
  • Escrever artigos de pequenas dimensões e sem qualidade
  • Responder apenas aos comentários que nos interessam
  • Recomendar produtos que vão contra as regras
  • Auto intitular-nos de gurus, experts, etc.
  • Cobrar por todos os nossos produtos ou serviços
  • Etc.
Uma vez que a qualidade dos conteúdos é sempre o nosso foco primário, acredito que essa seja a razão pela qual o nosso crescimento durante 2010 foi tão acentuado. No último ano, foram mais de 6000 novos subscritores que se juntaram a esta comunidade, e acreditamos verdadeiramente que isso aconteceu não só por aquilo que fazemos, como também por aquilo que não fazemos. Existem muitos outros sites e blogs capazes de escrever sobre as notícias do nosso nicho de mercado, ou sites e blogs para quem o mais importante é escrever conteúdos rápidos e simples. Essa não é, nem nunca foi, a nossa estratégia.
A credibilidade e sustentabilidade daquilo que fazemos é muito importante para nós, pelo que existem certas estratégias que procuramos nunca por em prática, tendo sempre como objectivo providenciar valor acrescido aos nossos leitores, mas também passar uma imagem de profissionalismo e credibilidade. Essa foi a nossa regra desde o primeiro dia, e talvez por isso é que tenhamos crescido tanto em tão pouco tempo.

FOQUE-SE NO SEU TRABALHO, EXCLUSIVAMENTE!

Praticamente todas as novidades visuais que lançamos neste blog, são copiadas por outros blogueiros. Os banners de subscrições do lado direito, os plugins que encontramos primeiro que todos os outros, as estratégias que implementamos sem dizer nada a ninguém, entre outras coisas. Muitas das imagens que criamos para utilizar aqui na Escola Dinheiro, são automaticamente copiadas por dezenas de outros blogueiros e usadas sem qualquer tipo de pudor. Nos últimos tempos, até já conseguimos descobrir dezenas de blogs que utilizam a palavra “Escola” nos seus domínios.
No entanto, uma das coisas que a grande maioria desses blogueiros não compreende, é que o sucesso que fazemos aqui, não se deve às imagens ou plugins que utilizamos, mas sim ao tipo de conteúdos que escrevemos. A nossa abordagem é quase sempre personalizada, num estilo próprio e sempre com o intuito de ensinar ou ajudar o leitor a atingir um determinado objectivo. A nossa filosofia de educação cooperativa (entre o autor e os leitores) é a razão pela qual este blog se distingue rapidamente de todos os outros.
O nosso foco não é apenas o design e os pormenores visuais que implementamos, mas também o tipo de conteúdos que escrevemos, a regularidade com que o fazemos, e o suporte que damos a todos os nossos leitores. A grande maioria dos blogueiros preocupa-se mais com o crescimento e monetização dos seus blogs, do que propriamente em ajudar os seus leitores. Para nós, o leitor é sempre o ponto principal e a nossa motivação. Portanto, foque-se no seu trabalho, exclusivamente, e preocupe-se em criar conteúdo de qualidade que possa ajudar os seus leitores. Só dessa forma é que o seu blog irá crescer exponencialmente e você se irá destacar da concorrência já existente.

SEJA HUMILDE, MAS PENSE EM GRANDE!

Se reparou nos ponto que numerámos em cima, um deles dizia “Auto intitular-nos de gurus, experts, etc.”. Nas mais de 1,150,000 palavras que já escrevemos neste blog, você nunca irá encontrar uma frase que de alguma forma nos intitule de gurus, experts, os melhores do mercado ou coisas afins. E isso acontece por uma razão: nós somos iguais a você. Quando o sucesso começa a surgir e os resultados também, existe uma certa tendência para se perder a humildade e alguns dos pilares que tornaram o seu blog nesse mesmo sucesso, dando origem a uma série de comportamentos que limitam o seu crescimento:
  • Medo de correr riscos no caso de estes serem um fracasso publicamente;
  • A comunicação consigo torna-se mais difícil, seja por email ou mídias sociais;
  • A grande maioria dos comentários ficam sem resposta;
  • Você cria um enorme fosso entre si e os seus leitores;
  • Você passa uma imagem de superioridade face aos outros;
  • Você cria inimigos no seu nicho de mercado, ao invés de parceiros e colegas.
A humildade é sempre muito importante em qualquer modelo de negócio, e por mais que lhe seja complicado responder a todos os pedidos dos seus leitores, é importante você dedicar-se a esse trabalho. Eles são a base do seu sucesso, e também a razão pela qual você deixou de ser humilde.
Juntamente com a humildade, você deverá manter os seus pensamentos em grande. Quer atingir 50 mil subscritores? 1 milhão de visitas por mês? Ótimo! No entanto, não deixe que esses pensamentos adulterem a forma como você se comporta junto dos seus leitores. Pensar em grande é uma filosofia interessante e que usamos regularmente aqui no blog, mas ela não deverá sobrepor-se à sua forma de trabalhar, e principalmente à forma como você lida com os seus leitores. Com humildade e pensamentos grandes, a probabilidade de sucesso e de crescimento acentuado é muito maior.

UTILIZE AS FERRAMENTAS CORRETAS

Captar novos subscritores pode parecer um processo complicado, mas na verdade não é. Se você utilizar as ferramentas corretas e as estratégias que temos vindo a falar regularmente aqui no blog, é certo que você conseguirá atingir seus objetivos mais rapidamente.
Quem leu os nossos artigos sobre Como aumentar em mais de 350% os subscritores do seu blog (Parte I) e Como aumentar em mais de 350% os subscritores do seu blog (Parte II), certamente percebe aquilo que estamos a falar. Algumas das ferramentas que já indicámos aqui no blog, como o PopUp Domination por exemplo, podem ajudá-lo a aumentar drasticamente o número de subscritores no seu blog, principalmente se você oferecer algo em troca da subscrição (um ebook por exemplo). No artigo sobre formas de capturar emails falámos também de diversas outras opções que existem para capturar emails e novos subscritores para o seu blog.
Atualmente utilizamos o PopUp Domination para oferecer o nosso Ebook em troca da subscrição do blog, bem como utilizamos uma caixa de subscrição da newsletter do lado direito do blog, e também algumas caixas de subscrição em artigos específicos. Poderíamos utilizar muito mais formas de captar novos subscritores, mas a verdade é que o PopUp Domination faz praticamente todo esse trabalho sozinho, sem que haja a necessidade de estarmos a encher o blog de conteúdo alusivo à subscrição do mesmo.
Se o seu objetivo é aumentar agressivamente o volume de novos subscritores do seu blog, então o PopUp Domination deverá ser a sua prioridade ao nível de ferramentas.

FAÇA UMA BOA GESTÃO DO SEU TEMPO

Independentemente de quanto tempo você tem disponível para dedicar ao seu blog, utilizá-lo da forma mais correta é essencial ao seu crescimento. Na Escola Dinheiro investimos muito tempo nas respostas aos comentários dos leitores, a produzir novos conteúdos e também a dar suporte a todos aqueles que nos consultam por email, através das mídias sociais, etc. Isso acontece porque isso é uma prioridade para nós. No entanto, se você apenas tem 2 ou 3 horas por dia para dedicar ao seu blog, é muito importante que você faça uma boa gestão do seu tempo e aplique-o naquilo que é mais importante para fazê-lo crescer.
Se você tivesse apenas 5 horas por semana para o seu blog, o que você faria? Se você é um daqueles blogueiros que passa horas no Twitter, Facebook, Skype, MSN, etc., ao invés de aproveitar o tempo para responder aos comentários dos seus leitores, redigir novos conteúdos de qualidade para o seu blog, dar suporte aos pedidos que lhe são feitos, entre outras coisas, então está na altura de repensar a sua estratégia e a forma como gere o seu tempo a favor do crescimento do seu blog!

DEFINA CORRETAMENTE COMO PRETENDE AJUDAR OS SEUS LEITORES

Uma das coisas que fazemos aqui na Escola Dinheiro desde sempre, é escrever sobre aquilo que gostamos e dominamos. É muito raro escrevermos um artigo sobre uma ferramenta, produto ou serviço que ainda não tenhamos utilizado (exceptuando os artigos patrocinados) e procuramos sempre escrever sobre assuntos que gostamos e pelos quais são apaixonados. Isso acontece tanto aqui como na Escola Psicologia, Escola Criatividade ou na Escola WordPress. No entanto, uma das nossas regras passa por escrever conteúdos profundos e de qualidade, que possam ajudar os leitores a resolver problemas comuns e/ou problemas pelos quais já tenhamos passado também.
O nosso objectivo aqui na Escola Dinheiro é ajudar os blogueiros a ganhar dinheiro com os seus sites ou blogs, mas também a ajudá-los a criar blogs de grande qualidade e com uma visão de sucesso. A grande maioria dos nossos artigos são focados nesse princípio e ter esse foco é muito importante para nós.
Existem muitas formas de ajudar os leitores, dependendo obviamente do nicho de mercado onde você se encontra. Por isso, procure definir corretamente qual a forma de ajudar os seus leitores:
  • Você quer ajudar os seus leitores fazendo-os rir?
  • Você quer ajudar os seus leitores livrando-os de créditos e má gestão financeira?
  • Você quer ajudar os seus leitores a ganhar dinheiro na internet?
  • Você quer ajudar os seus leitores com estratégias para apostas online?
  • Você quer ajudar os seus leitores a gerirem melhor a sua vida?
Embora normalmente se diga que a melhor forma de ser bem sucedido é “escolher o nicho de mercado correto”, a verdade é que “definir como ajudar os seus leitores” é uma estratégia ainda mais acertada. Sabendo para onde você caminha e como caminha, tudo o resto se torna mais fácil e você sabe concretamente o que fazer para atrair a audiência certa para o seu blog.

COLABORE COM OUTROS BLOGUEIROS

Já referimos por diversas vezes a importância de você criar boas relações com outros blogueiros. Aqui na Escola Dinheiro, procuramos trabalhar de “mãos dadas” com outros blogueiros de grande sucesso como o Criar Sites, o Ferramentas Blog, o Gerenciando Blog ou o Programa de Afiliados, por exemplo. Todos eles, bem como muitos outros, têm sido fundamentais no crescimento e sucesso da Escola Dinheiro.
Partilhe links em postagens, troque anúncios publicitários, organize competições/concursos, escreva artigos de convidado, entre outras coisas. Existem milhares de formas de você colaborar com outros blogs no seu nicho de mercado, e isso ajuda ambas as partes a crescer. A grande maioria dos blogueiros não linka para outros blogs com medo de perder subscritores, mas a verdade é que isso ajuda-o imenso a crescer a si e aos seus parceiros.

ESCREVA ARTIGOS DE CONVIDADO

Escrever como convidado para outros blogs é uma excelente forma de atrair tráfego e também mais subscritores para o seu blog. Por vezes escrevemos artigos para outros blogs, embora durante 2010 não tivéssemos tido muitas oportunidades (leia-se: tempo) para o fazer. Ao escrever conteúdo de grande qualidade para um outro blog, você estará atraindo uma audiência especializada para o seu próprio blog, entre outras coisas, vejamos:
  • Visitantes que guardam o blog nos favoritos para uma leitura posterior;
  • Novos subscritores que pretendem passar a acompanhar os conteúdos;
  • Links que o poderão ajudar a melhorar os seus posicionamentos nos buscadores;
  • Reforço do branding pessoal e do branding do blog;
  • Exposição mediática se o processo for realizado em vários blogs em simultâneo.
Todas essas vantagens são uma forma de fazer o seu blog crescer mais rapidamente, especialmente ao nível de subscritores. Se seguir as nossas indicações para o uso das ferramentas corretas (ler mais em cima), e usando o PopUp Domination para atrair novos subscritores em troca de um produto gratuito, é natural que o seu volume de subscritores dispare à medida que você se vai marketizando noutros blogs.

TORNE-SE REAL

Este blog tem três autores, e todos eles são conhecidos dos leitores. Usamos os nossos nomes próprios, fotografias e ainda vídeos para tornarmos os nossos conteúdos mais credíveis e acima de tudo mais reais. Muitos blogueiros ainda se escondem no anonimato, o que faz com o seu nível de credibilidade cresça de uma forma bastante mais lenta.
Os seus leitores gostam de associar uma pessoa a um determinado conteúdo, tornando-o mais único e personalizado. Ao mesmo tempo, você sabe que à partida se fracassar as pessoas irão lembrar-se de si, mas se for bem sucedido elas serão as primeiras a dar-lhe os parabéns e a tornarem-no num ídolo. É o processo natural. Por vezes demora-se bastante tempo a atingir determinados objetivos, mas no fundo, se você estiver fazendo algo que realmente gosta, o sucesso acabará por surgir.

DOMINE OS MOTORES DE BUSCA

Outro ponto muito importante numa caminhada para os 10 mil subscritores é dominar os resultados de pesquisa dos motores de busca. Sem bons rankeamentos e muito tráfego orgânico de qualidade, você poderá demorar bastante mais tempo a atingir os seus objetivos. Por isso, concentre-se em aprender o máximo que puder sobre Otimização para Motores de Busca. A Escola Dinheiro tem vários artigos posicionados nas primeiras posições do Google para vários assuntos, sendo que alguns desses artigos, geram mais de 15 mil novos visitantes por mês isoladamente!
Já imaginou a velocidade a que o seu blog cresceria se você tivesse mais 10 mil ou 15 mil visitantes vindos de pesquisas específicas? A Otimização para Motores de Busca é essencial ao sucesso de qualquer blog, pelo que é importante que comece a estudar e a por em prática algumas das dicas eu poderá encontrar aqui e noutros blogs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário