Como ganhar dinheiro na Internet

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Transforme seu Blog numa Empresa

A experiência diz-nos que é perfeitamente possível criar um negócio partindo de um blog. Cada vez surgem mais empresas na internet que têm por detrás um blog popular. Surgem cada vez mais produtos populares, livros, negócios de consultoria, carreiras de problogger, reconhecimento em mídia social e tradicional, palestras e seminários pagos, e Ebooks que são lançados com enorme sucesso.

Se você não gosta de programas de afiliados, publicidade ou links de texto, mas gosta da ideia de ganhar dinheiro na internet, tenha em consideração que ganhar dinheiro através do seu blog é uma opção com enorme potencial, e certamente que determinados conceitos de blogs podem ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Com isso em mente, um dos focos do seu blog deverá ser captar clientes e anunciantes que estejam interessados naquilo que você tem para comercializar. Por essa razão, é muito importante que o conceito por detrás de seu blog esteja alinhado com o tipo de audiência que você procura.

Existem duas grandes formas de você fazer isso: 

Criar uma percepção de experiência

Tenhamos em consideração por exemplo um designer que pretende captar a sua audiência para os seus trabalhos de webdesign. Criando um blog sobre webdesign, o seu valor enquanto designer irá aumentar drasticamente caso o blog se torne popular. Seu público e seus usuários irão considerar que esse autor é um expert dada a popularidade do seu blog. Embora seja inteiramente possível que esse autor seja designer há menos de 1 ano, ou que a sua carreira por ventura não estivesse correndo bem até ele abrir o blog, a verdade é que seu blog conta uma história bem diferente (devido à utilidade de seus conteúdos).
Se você focar o seu blog no sentido de ele transparecer experiência, ele pode mudar a percepção que seus leitores têm de si e ao mesmo tempo criar um passa-a-palavra muito intenso sobre os seus trabalhos e competências. O único senão, é que a grande maioria dos seus leitores poderão ser outros usuários da indústria em questão, não sendo propriamente o tipo de cliente que você está procurando. Os seus clientes serão todos aqueles que você conseguir captar através de tráfego orgânico dos buscadores. E no futuro, se você pretender comercializar um Ebook, essa percepção de experiência será extremamente importante ao nível da conversão de vendas. Há medida que você for escrevendo novas postagens em seu blog, a sua credibilidade e experiência jogarão a seu favor na hora de comercializar seus produtos. 

Focar seu blog no cliente alvo

Tendo em conta o exemplo do designer que demos anteriormente, suponhamos outro tipo de estratégia. Ao invés de criar um blog sobre webdesign, ele poderia criar um blog relacionado com outro assunto, como por exemplo a blogagem ou o photoshop, introduzir dicas e matérias relacionadas com esses assuntos, e pontualmente indicar seus serviços de webdesign. Dessa forma, ele conseguiria captar somente usuários vindos dos buscadores, que na verdade são potenciais clientes para os seus serviços de webdesign.

É importante ter em consideração no entanto, que a falta de experiência na área em que se escreve, pode diminuir drasticamente o número de conversões de serviços ou venda de produtos. Quanto mais experiência você tiver sobre aquilo que escreve, maior é a probabilidade de você ser bem sucedido na conversão de seus usuários.

Ter noção da importância do foco e do caminho a seguir, é fundamental para você criar fundações de qualidade em seu blog. Dependendo se você pretende escrever para uma audiência de milhões de pessoas, uma audiência que interaja entre si, ou de que forma você pretende ganhar dinheiro com seu blog (se você pretender ganhar dinheiro com seu blog, claro), as escolhas que você realizar irão tornar-se a forma como o seu blog irá crescer ao longo dos meses e anos que se avizinham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário