SWOT é uma sigla inglesa, junção das  palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades  (Opportunities) e Ameaças (Threats). Com esta análise, que vou  explicar-lhe de seguida como realizar, você terá uma noção clara das  suas limitações, dos seus pontos fortes e como deve lidar com a sua  concorrência. Quando se tem um negócio é importante saber o que tem para  oferecer aos seus clientes, de modo a evidenciar o que tem de melhor,  mas também para saber os seus pontos fracos, para poder tentar  disfarça-los.

EXPLICANDO A ANÁLISE SWOT
Para que possa compreender como fazer a  análise SWOT do seu negócio, é determinante que entenda bem as siglas  que dão origem ao nome. Sem elas, todo o conceito será difícil de  compreender.
FORÇAS
Saber os pontos fortes do seu negócio é  determinante, pois é neles que se deve apoiar para destacar-se da  concorrência. Se não souber o que tem de melhor, muito dificilmente os  seus clientes vão conseguir reconhecer isso também. Aproveite e  evidencie tudo o que tem de bom. Veja se seguida alguns pontos que pode  destacar como sendo os mais fortes:
- Boa organização
- Bons conhecimentos de HTML, PHP ou WordPress
- Baixo custo de produção
- Bom conhecimento do mercado
- Experiência na área
- Pouco investimento
- Serviço rápido/gratuito
- Prestar um bom serviço aos seus leitores
- Capacidade de inovação
- Estabilidade financeira
FRAQUEZAS
As suas fraquezas é daqueles pontos que  nem dá vontade de analisar mas que infelizmente são necessários. Para  melhorar e disfarçar os seus pontos fracos é necessário saber realmente  quais são. Confira alguns exemplos de pontos que como identificar como  os mais fracos:
- Poucas horas para trabalhar
- Nenhum conhecimento de como trabalhar na internet
- Tempo limitado para construir artigos
- Pouca capacidade de investimento
- Serviço ao cliente muito demorado
- Necessidade de conseguir rendimentos
Penso que com estes exemplos o leitores  consegue já identificar as suas fraquezas. O que poderá fazer com elas?  Bem neste caso terá duas opções: disfarça-las ou tentar melhorar. Eu  acredito mais na segunda opção. Mas tudo a seu tempo, o importante será  mesmo concentrar-se naquilo que é realmente bom.
OPORTUNIDADES
Se os dois pontos anteriores eram  relativos a uma análise interna da sua empresa ou negócio, os dois  pontos seguintes são uma análise externa. Apesar de considerar que não  se deve preocupar em demasia com a concorrência, correndo o risco de  deixar o seu trabalho para trás, a verdade é que não deve ignorar quem  produz o mesmo género de conteúdos que você. Relativamente às  oportunidades, esta parte analisa partes do mercado que ainda não floram  exploradas.
Imagine que você produz um blog sobre como ganhar dinheiro na internet e no mercado existem poucos sites que falem sobre programas de afiliados de apostas desportivas. Bem, aí você tem uma boa oportunidade para explorar essa parte do mercado, criando um artigo que fale precisamente sobre apostas online.  Pode parecer que tudo já foi feito, mas a verdade é que existem sempre  partes que pode explorar. Basta utilizar um pouco da sua imaginação.  Analise um ponto fraco do seu negócio, pois aí estará uma oportunidade  que você poderá explorar.
AMEAÇAS
Não confunda esta parte com as  fraquezas. As fraquezas são partes só suas, relativas ao seu negócio  como freelancer. As ameaças na análise SWOT são aqueles pontos fracos  que a sua concorrência pode explorar. Pegando em alguns exemplos  utilizados acima, o facto de ter um tempo limitado para escrever artigos  podem ser explorados pela sua concorrência para escrever posts com mais  qualidade e assim cativar mais leitores. Ter poucos rendimentos  obriga-o a inovar pouco no seu site, o que pode ser aproveitado pela sua  concorrência para investir nessa área. E por aí adiante.
COMO POSSO FAZER A MINHA ANÁLISE SWOT?
Conseguir fazer a análise SWOT da sua  empresa não deverá demorar muito mais do que 20 minutos, mas deve ser  sempre a sua base para opções futuras. Se quiser trabalhar como Freelancer,  precisa reconhecer no que é óptimo e no que é menos bom.  No que deve  mostrar e no que deve tentar esconder. Uma folha de papel deve ser o  suficiente para conseguir organizar-se. Pense um pouco sobre o que faz o  seu negócio, pegue numa folha de papel e analise os quatro pontos.  Depois disse coloque-a num local visível, para que não se esqueça de  toda esta análise. Se o ajudar, responda a estas perguntas:
- No que me destaco relativamente aos meus concorrentes?
- Se fosse um cliente, porque motivo devia escolher a minha empresa?
- Quais são as maiores dificuldades no momento?
- Em que aspectos posso melhor a curto/longo prazo?
- Que segmento no mercado encontra-se ainda por explorar?
- Quais são as minhas fraquezas, que podem ser utilizadas a favor de outras empresas?
- Quais os pontos em que sou mais forte e que devia destacar?
- Onde os meus concorrentes andam a errar?
- Se tivesse que alterar alguma coisa no meu negócio já hoje, o que faria?
- Poderei melhorar alguns pontos fracos?
Estas são questões que o podem ajudar  mais facilmente a chegar a uma resposta definitiva. Responda-as e terá  uma visão muito mais clara sobre aquilo que quer para si e para o seu  trabalho como freelancer. Não espere para amanhã nem para daqui a umas  horas para realizar o seu plano SWOT. Faça-o agora. Agarre num papel e  numa caneta. Se não o fizer, estará a trabalhar sem rumo e sem  orientação.
 


 
 
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