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terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Quer aparecer nos primeiros resultados do Google?

Dicas para alcançar os primeiros resultados no Google e outros buscadores.

O primeiro lugar no google é o desejo comum de todos os blogueiros e donos de sites, até mesmo dos menos pretenciosos. Quem não gostaria de ser encontrado no maior buscador da internet e, ainda por cima, ser considerado autoridade em  um assunto, nicho de mercado, a ponto de ser o primeiro lugar dos resultados de busca?
Já se foi o tempo em que ter uma boa posição nos sites de busca era um mistério cuja solução envolvia orçamentos altíssimos com equipes de otimização para mecanismos de busca, e ainda assim sem a garantia de que os esforços se converteriam em bons resultados.
Apesar de que o algorítimo do Google continue obscuro  e inacessível para nós, meros mortais, é possível reunir várias dicas em um conjunto que fazem a diferença na otimização para os mecanismos de busca. Há vários fatores para um bom posicionamento nos sites  de busca, entre eles destaca-se o ganho de links para a sua página, otimizados para palavras chaves relevantes, os famosos backlinks, que são basicamente links que vem de outros sites que apontam para o seu.

Nesse artigo especialmente serão apresentadas dicas para ganhar mais backlinks que, como já citado acima, é um fator crucial para ganhar posições nos mecanismos de busca. Vale a pena ressaltar que não basta conseguir qualquer link, esses links devem ser relevantes. Por exemplo: se você tem um blog que fala sobre esportes, é interessante que você ganhe links de blog do mesmo nicho, ganhar um link de outro blog que aborda o tema culinária não seria tão relevante.
Confira a seguir uma lista com algumas técnicas bem interessantes para conseguir links para o seu blog ou site e que também ajudarão no processo de otimização e aumento de tráfego por referência(links em outros sites).
Cadastro em Diretórios – Cadastre seu website em diretórios relacionados. Existem diversos diretórios de qualidade onde vale a pena submeter o seu website.
Social Media Marketing – Ao colocar um conteúdo novo em seu website, divulgue-o nos principais meios de comunicação na web. Vários desses sites de comunicação deixam o link sem o rel nofollow, ou seja, o pagerank é passado a seu website. E também é importante receber visitas de usuários interessados no assunto divulgado.
Submissão de Feeds – Submeta o feed de seu site ou blog em sites onde é permitido a submissão desse tipo de arquivo. Esses sites disponibilizam seus arquivos aos usuários interessados. Estes podem utilizar o feed fornecido como meio de informação em suas próprias páginas, desse modo, o dono do feed ganhará links externos para o website.
Atualização Diária – Mantenha uma freqüência boa de criação de conteúdo para seu site, assim as pessoas assinarão seu feed ou o utilizarão como informação complementar em algum website.
Article Submission – Crie artigos interessantes que no final farão uma referência ao seu website, e submeta em locais de divulgação de artigos. Esses artigos não são usados em seu próprio website, somente em sites de notícias, mas como possuem informação que levarão ao seu website então você ganha tanto visitas de usuários como também links externos.
Press Releases – Criação de conteúdo informativo sobre um novo produto ou sobre um serviço de sua empresa, descrevendo as características do mesmo, pode ser submetido em sistemas como o PRWEB, que divulgarão o conteúdo em diversos canais de comunicação, ou, o usuário mesmo entra manualmente nos canais de comunicação e divulga a notícia. Alguns sistemas como o citado acima são pagos.
Use seu Email – Coloque o url de seu website em sua assinatura de email, e entre em contato com pessoas da área, em geral, qualquer email que você envie para qualquer lugar exibirá o nome de seu site, conseguindo atrair visitantes. Envie também um código fonte, que as pessoas poderão usar em sessões de “partners”, contendo seu logotipo e um link para o seu site.
Atividade em Comunidades – Participe de comunidades relacionadas ao assunto de seu mercado. Opine em artigos divulgados e assim esteja sempre presente dentro do mercado em que atua. Desse modo, ao deixar o endereço de seu site em diversos locais, você acaba atraindo visitas de pessoas que estão lendo o conteúdo do site em questão e acham seu comentário no mínimo interessante.
Troca de Links – Entrar em contato com pessoas que possuem sites de assuntos relacionados e colocar um link para o site da pessoa enquanto ela coloca um link para o seu. Muito cuidado, pois essa técnica feita de maneira abusiva não é bem vista pelo Google.
Divulgação de Vídeos – Crie vídeos para seu website e submeta em diversos canais de comunicação como o Youtube.
Ferramentas em seu Site – Crie ferramentas ou utilitários que serão muito úteis aos usuários, e que eles necessitem entrar em seu site para utilizá-las, assim muitas vezes você ganha um link no site deles que irão referenciar o seu website.

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